Na última quarta-feira, 26 de março, um grupo de Missal realizou Visita Técnica em Toledo, juntamente com produtores do município. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IDR-PR local e Itaipu Binacional.
O secretário de Meio Ambiente, Eloy Everling, informou que objetivo dessas visitas é apresentar aos produtores rurais, modelos diferentes de negócios nos tratamentos dos dejetos de animais, visando solucionar o problema do excesso na lavoura e ajudar a minimizar os impactos ambientais.
Num primeiro momento o grupo visitou a Central de Bioenergia Toledo, um projeto piloto com a parceria da CIBiogás, Prefeitura de Toledo, Itaipu Binacional e PTI. “Nessa unidade são tratados os dejetos de 40 mil suínos oriundos de 13 propriedades, onde são tratados e transformados em biogás para produção de energia elétrica”, relatou Eloy.
O grupo foi acompanhado pelo Analista de Engenharia e Operações da CIBiogás, Anderson Rodrigo Heydt, e pela assessora de Gestão, Katuia Menoncim Kallmayer. Eles informaram que o empreendimento contou com investimento inicial de cerca de 17 milhões de reais, divididos entre município e Itaipu.
A comitiva missalense também esteve na propriedade do Sr. Emilio Angst. “A família fez investimento particular, onde hoje são tratados os dejetos de 9 mil suínos e em torno de 80 vacas leiteiras”, informou o secretário de Missal.
“A família nos repassou que com o tratamento dos dejetos são gerados em torno de 30 mil litros, de onde ele consegue separar 1 tonelada, de matéria orgânica seca através da separação por um motor separador, gerando de 800 a 1000 M³ de Biometano/dia”, comentou Eloy.
Este volume produz energia elétrica para toda propriedade e a família está implantando equipamentos para a reutilização de toda a água da propriedade que será utilizada novamente para os animais, bem como, para criação de peixes. “Um modelo de propriedade ambientalmente autossustentável”, declarou o secretário de Meio Ambiente.
De Missal participaram da visita os representantes do IDR-PR no município, Ronaldo Fochesatto e Rosani Inês Paulus. O Gestor de Bacias Hidrográficas da Itaipu Binacional, Seno Leopoldo Anton, também foi com a comitiva.
“Nosso objetivo é levar os produtores nessas visitas para ampliar a visão de negócios e investimentos que existem na região, para que com a criação da Cooperativa tenham subsídios suficiente para tomar a decisão do tipo e modelo de negócio a implantar”, reforça o Secretário Eloy. “Continuaremos dando todo o apoio possível para tornar realidade esse projeto em Missal”, finaliza.