Administração pública Ramilândia

Ramilândia terá estação de tratamento de esgoto inovadora e sustentável com investimento de 6,8 milhões

Por Prefeitura de Ramilândia 21/03/2025 - 16h40 - Atualizada 01/04/2025 - 16h42

Na tarde de ontem, 20/03, o Prefeito Edson dos Santos esteve na Sanepar em Curitiba, onde assinou o contrato da obra de construção da estação de tratamento de esgoto que vai atender o município de Ramilândia.

Acompanharam a assinatura, o  Presidente da Sanepar Wilson Bley Lipski, o Chefe de Gabinete Fabrício, o Assessor do Deputado Márcio Nunes Marcinho Nascimento, o Prefeito de Matelândia Gabriel Cadine, vereador Adilson Marques e a Secretária de Assistência Social Rosilei Mossner.

A obra será realizada pela Phyto Restore, empresa francesa com sede no Brasil há 15 anos, contratada pela Sanepar. O investimento é de 6,8 milhões de reais.

Na mesma tarde, no Paço Municipal em Ramilândia, a equipe da Sanepar e da empresa vencedora da licitação fizeram uma apresentação inicial do projeto para a equipe do município.

Estiveram presentes, o vice-prefeito Adesio de Lima, a vice-presidente da Câmara Camila Brites, a Secretária de Administração Scarlat, o Secretário de Obras José Mauro e a arquiteta Tatiane Varoni.

Representando a Sanepar estiveram o engenheiro Mario Kiyoshi Hanaoka, gestor do contrato, o engenheiro Alex Guimarães, técnico fiscal do contrato e o técnico operacional da Sanepar em Ramilândia Alex Arfelli. Além dos representantes da Phyto Restore, Cristiane Schwanka e Vitor Hugo Terres.

A biotecnologia utilizada na implantação do estação de esgoto será a de jardins filtrantes. Sistema totalmente sustentável, que não produz odor e ainda permite que a estação se transforme em um parque para realização de atividades de educação socioambiental e pesquisa.

Ramilândia será o primeiro município do estado do Paraná a utilizar esse sistema inovador.

A estação deve estar concluída junto com o encerramento da obra da rede que já está sendo implantada no município.

Região Oeste

Esporte