Neste mês de maio, Medianeira se une à campanha nacional “18 de maio – Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização teve início com a ornamentação de diversos espaços públicos da cidade, que foram decorados com a flor amarela, símbolo da campanha.
A abertura oficial aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) com um ato na Praça Ângelo Darolt, com a presença de autoridades municipais, entidades, servidores e comunidade, no ato também foi apresentado a mascote Flor Esperança e a poesia que feita especialmente para a campanha.
O prefeito Antonio França destacou a importância da participação ativa de todos na campanha. “A responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes é todos, por isso essa campanha se torna tão necessária, para disseminação de informações e para a conscientização sobre forma de violência. O nosso maior desejo é que nenhuma criança passe por situações de abuso e violência, estamos trabalho para isso através de políticas públicas e ações, mas é só com a união de todos que poderemos alcançar esse objetivo”.
A flor representa a delicadeza, a fragilidade e a pureza da infância, lembrando a todos da importância de proteger as crianças e adolescentes de qualquer forma de violência. A escolha dessa imagem busca sensibilizar a população e reforçar o compromisso coletivo com a prevenção e o enfrentamento das violações de direitos infantojuvenis.
A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito Evandro Mees, o presidente da Câmara de vereadores Marcos Berta e o vereador Sebastião Antonio, a Juíza da Vara da Infância e da Família Dra. Tatiana Hildebrandt de Almeida, o secretário de Assistência Social Antonio Carlos Pereira, a diretora de Saúde Priscila Dorigon, a presidente do CMDCA Gracieli Simone Groth, presidente do Conselho Tutelar Glaci Rugeri e os Conselheiros Tutelares Catarina, Irapuan e Salete, representando Rotary Rio Alegria Delcir Berta Aléssio, Neide de Oliveira, Vania Saraiva e Silvia Presotto, a supervisora de Gestão de Pessoas da Frimesa Eliza Fredo, gerente executiva da Acime Giseli Ferrasi, presidente da Amedef Flávio Gedoz, servidores dos equipamentos da Assistência, entidades e comunidade.
A campanha “18 de Maio” convida toda a população a ser agente de proteção. Que cada flor vista pela cidade seja um lembrete do dever coletivo: proteger crianças e adolescentes é responsabilidade de todos nós. Faça Bonito.