Fenômeno atinge Sul e Sudeste, enquanto onda de calor afeta centro-norte do país
Frente fria gera pancadas fortes de chuva e alerta para capitais
Frente fria muda a circulação de ventos e afeta as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Nas demais áreas, a onda de calor provoca altas temperaturas e pancadas de chuva. Confira:
Sul
A frente fria se afasta em direção ao oceano, mas muda a circulação de ventos, o que mantém a entrada de umidade em direção ao continente, formando as nuvens carregadas entre o Paraná e Santa Catarina. Ainda tem alerta para as capitais Curitiba e Florianópolis, e chuva que acontece a qualquer momento do dia no Vale do Itajaí e no litoral paranaense. No Rio Grande do Sul, o tempo é estável em praticamente todas as regiões, com previsão de pancadas isoladas apenas no extremo noroeste e também na região serrana. Porto Alegre terá um dia ensolarado e com temperaturas em elevação.
Sudeste
A presença de uma frente fria afastada no oceano favorece a entrada de mais umidade em parte do Sudeste e, por conta disso, tem previsão para pancadas pontualmente fortes em praticamente todo o estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais seguem com o tempo estável e elevadas temperaturas. No Rio de Janeiro, as máximas podem chegar até os 37°C. Na capital paulista, dia quente, com termômetros marcando até 34°C e pancadas isoladas à tarde.